
Os profissionais de Enfermagem do trabalho se dividem entre nível superior, técnico e auxiliar.
Dependendo de sua formação, podem assumir mais ou menos responsabilidades nos cuidados com os funcionários e ambientes de trabalho.
É comum encontrar SESMTs ou ambulatórios de empresas em que há profissionais de dois ou mais níveis prestando assistência.
Por que a área de enfermagem é uma boa opção?
O mercado de trabalho do setor sempre está captando mão de obra. De acordo com um estudo realizado em 2016 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mais de 80% dos enfermeiros estão trabalhando.
Desse modo, se você está em busca de segurança profissional, a escolha pelo curso de Enfermagem é uma boa opção, pois o risco de ficar desempregado é bem baixo.
O enfermeiro pode trabalhar em hospitais, clínicas de estética, laboratórios de análises clínicas ou mesmo na área forense, prestando atendimento a vítimas de crimes e colhendo provas. Você também pode escolher lidar diretamente com crianças, idosos ou auxiliar os médicos durante as cirurgias.
Há ainda a opção de atuar na área administrativa, gerenciando equipes nos centros de saúde ou mesmo ir para a pesquisa clínica e desenvolver estudos epidemiológicos, genéticos, entre outros.
O caminho de um enfermeiro até a área de saúde ocupacional passa pela especialização em Enfermagem do Trabalho.
Antes de se especializar, ele precisa concluir o curso de graduação em Enfermagem e obter o seu registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
Em seguida, deve buscar por uma entidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) para realizar a pós-graduação em Enfermagem do Trabalho, com carga horária total de 360 horas.
Vai levar entre 12 e 18 meses para concluir essa formação.
De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a grade curricular da especialização inclui disciplinas como:
- Políticas públicas de Saúde do Trabalhador
- Saúde ambiental e meio ambiente ocupacional
- Atendimento às doenças ocupacionais
- Toxicologia ocupacional
- Educação em saúde ocupacional
- Aspectos legais e bioética na atuação do enfermeiro do trabalho
- Atendimento aos acidentes do trabalho
- Segurança e higiene do trabalho.
Ficou interessado em atuar como Enfermeiro? Então acesse a aba de cursos no nosso site e conheça mais sobre nosso curso de Técnico em Enfermagem.