A Importância do Cuidador de Idoso


18 de Setembro, 2019
c d i

A atenção à saúde das pessoas idosa exige conhecimento sobre as alterações que são decorrentes do processo de envelhecimento, e também sobre as doenças típicas dessa etapa do ciclo de vida, como a compreensão de todo meio em que o idoso vive.

O envelhecimento, quando acompanhado de limitações funcionais, exige cuidados em várias áreas, que precisam ser abordados por profissionais habilitados a reconhecer os distúrbios típicos das doenças ligadas ao envelhecimento, para garantir atendimento adequado. Apesar dos esforços despendidos para garantir uma velhice cada vez mais ativa e saudável, a maioria dos idosos experimenta algum tipo de fragilidade nessa fase da vida, vindo a precisar de ajuda, de cuidadores. A falta de compreensão das alterações, tanto orgânicas quanto psicológicas, sofridas pelo idoso, surge um ambiente de estresse.

O idoso bem conduzido por cuidadores capacitados conseguirá uma melhor evolução clínica e qualidade de vida, evitando-se as complicações e, consequentemente, reduzindo-se a demanda pelos serviços de saúde de um modo geral, especialmente as internações.

Cuidar é muito mais que um ato; cuidar é uma atitude. Requer conhecimento, responsabilidade, mas também afetividade, de ser humano entre ser humano. “O Cuidador, é peça fundamental na difícil tarefa de proporcionar um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.” A Agência Cuidar possui cuidadores treinados, capacitados e supervisionados para atender idosos. O nosso trabalho é promover a independência e prestar assistência emocional e física ao assistido. Garantindo aos familiares a tranquilidade necessária para que possam manter sua rotina e cumprir os seus compromissos.



SAUTEC Instituto